SLIDER

  • O avô das viagens temporais
  • Antecipados e aguardados
  • Rick Deckard não é humano (!?)
  • Você já refletiu hoje?
  • A melhor versão da Ameaça Fantasma
  • Analisando um verdadeiro blockbuster
  • Muito mais que um clássico
  • O icônica mangá de Togashi!
  • O Metroidvania definitivo!
  • Lutas colossais e violência
  • Uma ótima aventura poligonal.

9 de setembro de 2015

Top Sem Top - Pôsteres memoráveis do Cinema

Alguns pôsteres são simplesmente enganadores – tanto quanto uma label de cartucho de Atari 2600 – e tem aqueles que se tornam clássicos por diversos motivos. Alguns por seus filmes serem grandiosos e outros simplesmente por sua arte inovadora. Hoje trago pra vocês alguns dos mais icônicos pôster de filmes que amamos da história do cinema – e pra não cometer injustiças, sem nenhuma ordem de importância ou colocação. Claro que vai faltar aquele cult com uma arte fantástica feita por aquele artista quase renascentista, ou aquela franquia que você ama e o maldito redator esqueceu.

Peguem seus sabres de luz, entrem nos seus jipes e corram para longe de toda máfia. A lista certamente vai ser incompleta aos olhos de muitos dos leitores, e pra ser sincero com vocês a intenção não é exatamente fazer média. Sua opinião pode ser deixada nos comentários, que é a verdadeira zona democrática e anárquica da internet. Por mais contraditório que isso seja.

Faça suas próprias citações e comente as injustiças do post. Ninguém realmente está apto a concordar com a lista toda, sendo que não sou nenhum especialista no tema.

- Scarface


Já deixei minha opinião sobre Scarface em outro momento. O filme é maravilhoso e um clássico absoluto do começo dos anos oitenta, e serviu para dar mais gás à carreira de Al Pacino, que já era consagrado antes por outros filmes. O pôster traz o personagem principal em uma pose comum, com a imagem dividida entre preto e branco, e sem mais nenhuma cor. O pôster é icônico e traz na expressão de Al Pacino tudo o que Tony Montana é no filme. Icônico, sem dúvida.

- Jurassic Park

O original tem um dos pôsteres mais conhecidos do cinema moderno. O filme por si só não nos deixa esquecer, afinal a imagem do pôster aparece diversas vezes durante o longa-metragem. O pôster traz um Tiranossauro Rex – o dinossauro mais icônico desde sempre – na forma de um fóssil em um fundo vermelho e preto. Pouquíssimos logotipos definem tão bem uma franquia quanto o tal fóssil de Tiranossauro, até mesmo no mais recente Jurassic World (e até no infame Jurassic Park III).

- Star Wars

Vou sem bem parcial nesse: Star Wars é a franquia com os melhores pôsteres. E mesmo os infames Ameaça Fantasma e o filme que provou que o episódio um não foi um acidente, O Ataque dos Clones, tem pôsteres legais. Dessa vez vou listar um que não é o meu pôster favorito da série – que é o do Episódio III. Não, não é pra somar mais dois – mas o mais clássico de todos eles. O pôster de Guerra nas Estrelas nos mostra tudo o que precisamos – Um robô dourado, uma mulher bonita com uma arma na mão, uma espada reluzente e um cara com um capacete negro que certamente não é bonzinho. No fundo ainda tem uma estrela da morte, usada pra destruir planetas a bel prazer. É quase um trailer em forma de pôster.

- Indiana Jones

Os pôsteres da franquia tem um arquétipo genérico – mas o que o torna icônico é justamente isso. O protagonista à frente, com os personagens do filme o lado ou ao fundo e todos são alheios a todos. Indiana Jones não é o pai desse tipo de pôster, mas é um dos responsáveis por sua popularização no mundo todo – afinal, é um dos maiores blockbusters de verão da história. A influência está à solta.

- Ghostbusters

Um filme que tem uma sequência, mas todos nós amamos de verdade o primeiro. O grande blockbuster de seu tempo e um dos filmes com maior número de saudosistas dos anos oitenta. O fantasminha da capa do filme, com um símbolo de extermínio deixa bem claro do que o filme trata, tanto quando o título. Você não precisa saber ler pra entender o tema do filme. E por ter um símbolo tão forte, é uma pena que a série não tenha estabelecido uma franquia ao longo dos anos.

- Blade Runner

Harrison Ford já apareceu direta ou indiretamente três vezes na lista. Han Solo, Indiana Jones e Deckard. O fato é que o pôster de Blade Runner não tem um pôster que revela muito sobre o que se trata o filme, e no máximo te emancipa o clima Cyberpunk que o filme traz, mas a arte é extremamente bem feita. A opção de usar uma imagem feita a mão ao invés de fotografias foi uma opção sensata e bem feliz. Ou pelo menos feliz pra entrar na lista, porque o filme foi um fiasco de bilheteria, embora eu o ame.

- Pulp Fiction

É sempre difícil dizer se Tarantino é um blockbuster ou um cult famoso. Talvez seja uma mistura quase perfeita de ambos – e seu pôster mais famoso é o de Pulp Fiction. O pôster traz Uma Thurman, com cabelos pretos dessa vez, e se você observá-lo bem, vai ver que tem uma arma e uma cara promíscua de Uma Thurman com um cigarro na mão. Verdade seja dita, você não notou que a revista tem o mesmo nome do filme e isso na verdade não importa, porque Tarantino não quer que você veja.

- De Volta Para o Futuro

É bem legal que os pôsteres de De Volta para o Futuro são continuações de verdade do anterior. O clima é o mesmo, Marty McFly entrando no DeLorean preocupado com a hora, e nas sequências você tem ainda Doc Brown, com a temática atualizada de acordo com cada época do filme. Talvez o primeiro pôster não faça sentido pra quem não assistiu o filme, mas os três passam a ser um deleite quando você assiste o primeiro deles. O meu pôster favorito é do terceiro, mas o primeiro é a base dos outros, e sem dúvida é o mais clássico.

- O Senhor dos Anéis

O terceiro filme é o mais bem sucedido da franquia, e tem o pôster mais expressivo. Não que o primeiro e segundo sejam esquecíveis, pelo contrário – mas todos os personagens que amamos do terceiro filme estão lá. A arte mistura a luz com tons escuros que criam um clima de design único para o pôster – não esperávamos nada menos de vocês, estou quase emocionado.

- The Matrix

A trilogia de ficção científica filosófica que nos trouxe os paradigmas da Matrix em momento oportuno na virada do milênio passado tem um belo pôster de abertura do primeiro filme. As sequências sofrem do mal de terem uma dúzia de pôsteres diferentes, e poucos que se aproveitam. O do primeiro é o mais clássico, já que nos revela todo o apelo visual que Matrix nos trouxe no primeiro filme, e que se excedeu em Reloaded e Revolutions. A ironia desse pôster é justamente que ele traz tons de roxo como tema do filme, ao contrário dos famosos temas de Reloaded que se tornaram símbolos da série, que são verdes.

- O Exterminador do Futuro

Uma das franquias mais queridas, e uma das quais demos mais chances ao longo dos anos. O primeiro filme tem o pôster mais clássico dentre todos da franquia, e nos registra claramente quem queremos ver no filme: quanto mais Exterminador na cola de Sarah Connor melhor. O pôster nos mostra o estilo e visual mais do que clássico eternizado por Arnold Schwarzenegger.


Claro que você não precisa concordar! Você só tem que deixar sua opinião, senão do que adianta ter internet na sua casa !?


• Siga-nos no Twitter - @LifeBarEnt 
• Acesse nosso site - www.lifebarentretenimento.com.br
• Curta a página do Facebook - https://www.facebook.com/lifebarcast
• Contate-nos pelo e-mail - lifebarcast@outlook.com

Ainda não conhece o nosso podcast? O LifeBarCast, feito pela equipe do blog, sai quinzenalmente e discute temas variados em Literatura, Cinema, HQ/Mangá e Games. Não esqueça de baixar os episódios no nosso site e enviar seus comentários!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com cuidado. Estamos de olho.